Image Map

03 julho 2014

Sabores da Copa

   Boa tarde amores!
   Hoje venho falar de um assunto um pouco diferente do que venho abordando aqui, pelo título já devem ter advinhado sobre o que vou falar né.
   A Copa do Mundo está acontecendo no nosso país e não posso simplesmente ignorar esse tema, eu particularmente, adoro assistir jogo de futebol e torcer. Mas infelizmente essa Copa, a minha torcida não vai para o Brasil, acho que devido toda essa exposição da Seleção Brasileira, da Copa ser no Brasil, esse ano o meu coração e os meus olhos se recusaram a torcer pro Brasil, bom, mas isso não vem ao caso, cada um torce pra quem quer né!
   Deixaremos esse assunto de lado, pois o tema de hoje é a culinária de alguns países participantes da Copa. Já venho querendo falar desse assunto já tem um tempinho, mas somente agora consegui escrever o post.
   Devido a Copa ser no Brasil, nesse 'mês' em que serão realizados os jogos haverá muitos estrangeiros circulando no país e descendentes das seleções participantes que já vivem aqui. Entre os 32 países escalados para a Copa, alguns têm receitas vastante diferentes. Algumas receitas já conhecemos de cor e saltiado, então, só agora em tempo de Copa fuja da macarronada italiana, do bacalhau português e dos peixes crus japoneses e se aventure em um cardápio cheio de novidades.
  Darei algumas dicas de restaurantes em São Paulo que vi na minha revista referência e achei interessante trazer aqui pra vocês:

  • Chile: El Guaton
   A maioria dos clientes que frequentam o restaurante chileno El Guaton, vão pelas famosas empanadas. Porém um outro prato típico do país é o pastel de choclo, que é uma torta de creme de milho verde com carne, peito de frango, azeitonas e ovos. Huum deve ser uma delícia esse pastel de choclo hein.
   A casa abriu em 1997, vendendo pratos brasileiros, mas o negócio foi crescendo, o lugar expandiu e o cardápio virou típico.
  O El Guaton se encontra na R. Artur Azevedo, 906 e também na R. Mourato Coelho, 861 - SP. Horário de funcionamento: de seg à sex., das 12h às 15h e das 17h à meia-noite. Sáb. das 12h à meia-noite e dom., das 12h às 16h30.


  • Colômbia: Sabores de Mi Tierra
   Há 4 anos uma família de colombianos abriu uma fábrica de congelados aqui no Brasil, onde vendem arepas e ,patacones, pratos típicos da Colômbia. E há pouco mais de um ano, a família resolveu abrir um restaurante.
   As arepas são os discos de massa de milho, já os patacones são pedaços crocantes de banana-da-terra fritos. No cardápio, ainda há opções de acompanhamentos e recheios que variam de preço. Além disso, eles ainda servem um café da manhã típico.
   O Sabores de Mi Tierra se encontra na R. Lisboa, 971 - SP. Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h às 23h. Sáb., das 14h às 23h.


  • Uruguai: El Uruguayo
   O forte do lugar são as carnes, o coração da casa é a churrasqueira. Tudo é feito na brasa de lenha que fica bem melhor que do que o carvão, afirma o gerente do restaurante que está na casa desde a inauguração.
   Um dos pratos da casa é o bife de tira, corte de picanha de 450 gramas pela bagatela de R$ 96,00. Um pouco caro, é verdade, mas deve valer a pena, se você for um(a) apreciador(a) de carne hehe
   O El Uruguayo pode ser encontrado na Av. Copacabana, 166, 18 do Forte Empresarial, Barueri. Horário de funcionamento: de seg. a qui., das 12h às 16h e das 18h à meia-noite. Sáb e dom., das 12h à 1h.


  • Argentina: Moocaires
   O Moocaires já está na praça há 7 anos e começou com um café típico argentino, mas foi se adaptando devido a procura dos clientes.
   Em versões salgadas e doces, as empanadas vendidas na casa são de fabricação própria. Chama a atenção a mistura de queijo com o famoso doce de leite argentino. O alfajor também é da casa. Como não poderia deixar de ser, o local tem como especialidade as suas carnes. O bife chorizo, corte nobre argentino, com salada, arroz e batata rústica, é um prato individual, mas bem servido.
   O Moocaires fica na R. da Mooca, 3.593, Mooca. Horário de funcionamento: de ter. a qui., das 18h às 23h30. Sex., das 12h às 14h e das 18h à meia-noite. Dom. e fer., das 12h às 22h.


  • Camarões: Biyou'Z
   No início do restaurante, a dona do restaurante que é camaronesa diz que era só culinária camaronesa, porém, atualmente há pratos de muitos países africanos, como o Senegal, o Congo, a Nigéria e a Costa do Marfim. E para manter o clima do restaurante, a dona diz que só contrata funcionários de origem africana.
   O destaque do cardápio é o DG, que seria banana-da-terra com carne de galinha e legumes. E o prato mais pedido pelos brasileiros é o prato angolano Fumbua, que é folha seca típica da África servida com pasta de amendoim torrado, azeite de dendê e camarão moído.
   O Biyou'Z pode ser encontrado na al. Barão de Lima, 19A, Campos Elíseos. Horário de funcionamento: todos os dias, do meio-dia à meia-noite.


  • Coréia do Sul: Seok Joung
   "A comida coreana é saudável" diz a filha brasileira de uma imigrante que juntas abriram um restaurante. O destaque do cardápio é o redobad, que são folhas de alface, gergelim e sashimi servidos com molho de pimenta e acompanhamento de arroz. Já o bacham é o conjunto de pratinhos bem variados. Entre as opções estão ovas de bacalhau, legumes e o famoso kimchi (acelga).
  O Seok Joung se encontra na R. Correia de Melo, 135, Bom Retiro. Horário de funcionamento: de seg. à sáb.,das 11h30 às 15h e das 17h30 às 21h.


  • Suíça: Florina
   A decoração do restaurante conta a história de uma família suíça que chegou ao Brasil nos anos 60, por meio de fotos de pais e avós na Suíça e passaportes e relógios, um dos ícones do país.
   Entre os clássicos da Suíça está o picadinho de vitela e o salsichão branco que leba molho de cebola tostada. Os dois pratos vêm com a batata rösti. O cardápio ainda tem opções de peixes, sopa, massas, e claro, oito sabores de fondues, que servem pra duas pessoas.
   "Apesar da fama de ser um país muito frio, na Suíça se consome bastante salada" diz a proprietária. As tábuas de salada estão entre as opções de entrada no cardápio. A base na culinária é batata e queijo e isso não falta!
   O Florina pode ser encontrado na R. Cristóvão Pereira, 1.220, Campo Belo. Horário de funcionamento: de ter. à sab., a partir da 19h. Dom., das 12h às 16h.


  • Bélgica: Belga Corner
   Entre os pratos típicos do Belga Corner há o waterzooi, guisado de frango cremoso com legumes, mas o sucesso mesmo é o waffle de bruxelas com chocolate belga.
   O Belga Corner se encontra na R. Pedroso Alvarenga, 666, Itaim Bibi. Horário de funcionamento: de ter. á qui., das 12h às 23h e sáb., das 12h à meia-noite. Dom., das 12h às 17h.


  • Grécia: Olympia Restaurante
O tradicional do restaurante é o moussaká, gratinado com camadas de batata, legumes, carnes e outros temperos. Outro clássico é o cordeiro assado.
   O Olympia restaurante pode ser encontrado na R. Verbo Divino, 1.841, Chácara Santo Antônio. Horário de funcionamento: de seg. á sex. das 11h30 às 15h. Sáb., das 11h30 às 18h.



  • Rússia: Feira do Leste Europeu da Vila Prudente
Não há restaurantes representando os países do leste europeu, portanto a comunidade da Vila Zenina organiza uma feirinha mensal com algumas delícias de sua culinária, como uma sopa borsh, com beterraba, batata, carne, legumes e temperos diversos, servidos com creme de leite fresco e o trico kacha, além do estrogonoff típico.


Bom, é isso. O post ficou longo, mas achei super interessante o tema. E vocês o que acharam? Já comeram algum desses pratos típicos? Com qual ficaram com mais vontade de comer? O que mais me deu vontade de comer foi o Waffle de Bruxelas *-* huuuuum
Até o próximo post,
Beesos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...