Image Map

09 dezembro 2014

Ser Fonoaudióloga....

   Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? 
   Hoje venho com um tema um pouquinho diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui no blog, hoje venho falar brevemente sobre a minha profissão *-* 
   Sei que nem todos sabem sobre mim, mas sou formada em Fonoaudiologia e o que vem a ser isso (alguns devem estar se perguntando)? A Fonoaudiologia é uma profissão muito linda e apaixonante, pelo menos é o que eu e todos os fonoaudiólogos que conheço acham. Mas o que vem ser a Fonoaudiologia ou simplesmente Fono, como é carinhosamente chamada.
"Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."
Fonte: Plenário CFFa durante a 78ª SPO - março de 2004

   Já o fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas. O fonoaudiólog é atuante em - unidades básicas de saúde, - ambulatórios de especialidades, - hospitais e maternidades, - consultórios, - clínicas, - home care, domicílios, - asilos e casas de saúde, - creches e berçários, - escolas regulares e especiais, - instituições de ensino superior, - empresas, - veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e - associações.

   Maaas, vocês devem estar se perguntado porque estou falando sobre esse assunto. Fácil: hoje é o Dia do Fonoaudiólogo, ou seja, meu dia *-*
   E como aqui é o meu espaço, resolvi compartilhar aqui com vocês curiosidades sobre a minha profissão que amo tanto. Bom, a fono tem várias áreas atuante e a que eu mais me identifiquei foi com a Audiologia, tanto que a minha especialização e meu trabalho atual é nessa área. Mas na faculdade também gostava bastante da área de voz e apesar de ter algumas áreas que não me dava muito bem, eu amava todos os meus pacientes, todos tiveram um papel fundamental na minha formação.








   E então, me digam, já conheciam a fono? O que acharam da minha profissão?
   Espero que tenham gostado do post, até a próxima
  Beesos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...